sábado, 16 de junho de 2012

O QUE DEUS REQUER DE MIM E DE VOCÊ

Uma vez perguntei ao Senhor: “Que tenho para te oferecer que venha agradar a Ti”? Minha intenção era de poder está em paz com Deus. Queria saber o necessário para que o Senhor se agradassse de mim. E enquanto estava lendo a Bíblia, Ele me respondeu. Perguntas como essas surgem aos cristãos: Com que se agradará o Senhor? O que darei pela minha transgressão, pelo pecado da minha alma? De que maneira devo me apresentar a Ele? A Palavra de Deus tem respostas prontas para nossa vida. Basta submeter-nos a ela. Muitos ensinamentos práticos aprendemos com as Escrituras Sagradas.
Agora veja querido irmão, Deus não exige muito de nós. Não temos, por exemplo, que entregarmos nossos bens materiais. Mas Ele deseja simplesmente nossa fidelidade. Lembro-me das palavras do profeta Miqueias quando disse: “Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus Altíssimo? Virei perante Ele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Mq 6.6-8).
Segundo Miqueias o Senhor exige três coisas de mim e de você. Não vá pensando que será seu dinheiro depositado no banco, o seu belo carro na garagem ou mesmo sua casa com vista privilegiada da praia. Não pense que eu sou contra ofertas na igreja ou com o dízimo. Também cumpro com minhas responsabilidades. Calma aí. Veremos a partir de agora, de acordo com o que a Palavra de Deus nos apresenta, três exigências morais da parte de Deus para nós, fundamental a todos os crentes-salvos.

1.    Praticar a justiça

O Senhor nos ensina por sua Palavra que temos de praticar a justiça. Isso significa que devemos ser verdadeiros, honestos e sinceros conosco mesmos, com Deus, com nossas obrigações civis e econômicas, e em todas as outras relações com os seres humanos (Pv 21.3; Am 5.23,24; Zc 8.16).

2.    Amar a beneficência

Temos de amar a beneficência. Segundo o Comentário Beacon, esta é a qualidade mais importante que a justiça. Pois ser justo significa dar a todos os que lhes é devido, ao passo que beneficência (misericórdia) indica bondade, compaixão e amor até por quem não estamos diretamente em dívida. Implica mais que dar nossas posses; ajudar aos pobres, oprimidos, e privados de certos direitos socioeconômicos. Em misericórdia, nos damos para erguer e resgatar o próximo.

3.    Andar humildemente com o Senhor
Esta exigência é maior que as outras duas. Significa que temos de andar “curvados” diante do Senhor. Isso mesmo. O primeiro passo na vida de comunhão com Deus é reconhecer nossa iniqüidade e insuficiência. Temos de abater todo pensamento altivo e colocá-lo em submissão à vontade divina, e pela fé depender do amor e graça de Deus para sermos salvos. Andar com Deus requer acordo e comunhão com Ele (Am 3.3).

E aí, meu querido irmão já sabe o que Deus requer de você?


Aijalon de Sousa Santos

Um comentário:

  1. mesmo sabendo que devemos andar andar postrados diante dele nao o fazemos nao sabemos o que DEUS requer de mim ou vc so ele sabe hoje sei que dou pouco de mim mais ele sabe que sou depedente total dele...

    ResponderExcluir